Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - Nível A
3ª EDIÇÃO DA OBMEP NÍVEL A

A 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - Nível A é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Objetivos
  • Estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
  • Promover a difusão da cultura matemática.
  • Identificar jovens talentos.
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Público-Alvo

Alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental  regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras.
Alunos matriculados em outras modalidades, como EJA, estão aptos a participar desde que sua série escolar corresponda ao 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental.

Inscrições

As inscrições para participação dos alunos na 3ª EDIÇÃO DA OBMEP NÍVEL A são gratuitas e deverão ser feitas em nome das escolas exclusivamente pelas Secretarias de Educação Municipais e Estaduais e pelos representantes das escolas federais.
Para inscrever uma escola, a Secretaria ou representante de Escola Federal deverá acessar o link para preencher a ficha de inscrição, no período de 01 de setembro a 29 de setembro.
Todas as Secretarias de Educação e representantes de escolas federais receberão um e-mail com o link para realizar as inscrições. Se você não recebeu, por favor, entre em contato com a OBMEP por e-mail (nivela@obmep.org.br) por telefone (21 2529-5084).

Como Funciona

O IMPA é responsável por elaborar e disponibilizar o material de provas e de correção para download a ser realizado pelas Secretarias de Educação e representantes das Escolas Federais para distribuição às escolas inscritas.
As Secretarias de Educação e os representantes das escolas federais são responsáveis por toda a logística de aplicação e correção das provas, bem como, por qualquer eventual premiação que venham a definir.
A aplicação das provas será realizada nas próprias escolas em todo o Brasil no dia 26 de outubro.

As Provas

As provas são realizadas em fase única e são compostas de 15 questões objetivas com 5 alternativas, sendo apenas uma correta.

Abordagem

O conteúdo das provas segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A abordagem das questões traz as características de aplicação do raciocínio lógico e da criatividade já conhecidas da OBMEP.

CALENDÁRIO DA 3ª EDIÇÃO DA OBMEP NÍVEL A
01 DE SETEMBRO ABERTURA DAS INSCRIÇÕES
29 DE SETEMBRO ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES
30 DE SETEMBRO DISPONIBILIZAÇÃO DO MATERIAL DE PROVAS
26 DE OUTUBRO REALIZAÇÃO DAS PROVAS
27 DE OUTUBRO ABERTURA DO PREENCHIMENTO DO QUANTITATIVO DE ALUNOS PARTICIPANTES NO SITE
22 DE NOVEMBRO ENCERRAMENTO DO PREENCHIMENTO DO QUANTITATIVO DE ALUNOS PARTICIPANTES NO SITE
26 DE NOVEMBRO DIVULGAÇÃO DO GABARITO NO SITE
Fale Conosco:

nivela@obmep.org.br
(21) 2529-5084
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, de 8h às 18h (horário de Brasília)

Alerta Atenção