Encontro de Medalhistas e Premiação da OBMEP 2016

 

Diante de um lotado Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 501 estudantes receberam, no dia 14 de novembro de 2017, medalhas de ouro pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) e se manifestaram contra cortes orçamentários que ameaçam a realização da OBMEP em 2018. Em cartazes com a frase “Queremos OBMEP 2018”, os medalhistas de todo o país pediram ao governo federal recursos para a próxima Olimpíada. Os estudantes foram aplaudidos de pé por parentes e professores.

 

O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elton Zacarias, assegurou que o ministério fará “todo o esforço para que a Olimpíada seja realizada”. Ele elogiou o IMPA pela organização da OBMEP e anunciou que a Finep, agência de financiamento vinculada ao MCTIC, aportará R$ 500 mil em 2018 para estudantes disputarem olimpíadas internacionais.

 

 

O secretario-executivo-adjunto do Ministério da Educação, Felipe Sigollo, disse que o MEC “tem muito orgulho e confiança na organização da OBMEP pelo IMPA”. “A medalha é um grande orgulho. É a chance para infinitos caminhos que vocês podem trilhar”, disse, aos alunos.

 

 

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, parabenizou os medalhistas e enalteceu a Olimpíada. “A OBMEP é uma porta de realização de sonhos. É instrumento de inclusão, transformadora de vidas e destinos, uma identificadora de talentos, motivo de orgulho para o país. E ainda mais: é uma política pública com impacto amplamente comprovado ao longo de sua existência. E tudo isso por um custo absolutamente irrisório. A OBMEP custa menos de R$ 3 por aluno participante”, disse Viana.

 

 

Coordenador-geral da OBMEP e diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim parabenizou os estudantes e destacou que a premiação é apenas o começo de um logo caminho nos estudos. “Os pais de vocês têm razão de estarem orgulhosos. Esta medalha abre uma série de portas”, afirmou, explicando que o prêmio possibilita que o aluno participe de programas de iniciação científica (PIC e PICME) na Educação Básica e na universidade. A oportunidade garante uma bolsa de estudos anual e aulas de aprofundamento na disciplina.

 

 

Os medalhistas chegaram ao Rio na véspera da premiação. Hospedados em um hotel da Barra da Tijuca, receberam as boas-vindas do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana e da chefe da Divisão de Provas e Premiações da OBMEP, Mônica Souza, em uma cerimônia no auditório do hotel. Logo depois, acompanharam o show do mentalista Gustavo Pierini, que divertiu a plateia com seus poderes especiais. No dia seguinte, antes da ida ao Municipal, acompanharam a palestra da pesquisadora do IMPA, Carolina Araújo, que falou sobre a Matemática na natureza.

 

 

Ao retornar para hotel, após a Cerimônia, os medalhistas participaram de um jantar de confraternização. Após o jantar, todos os hepta (02), hexa (04) e penta-medalhistas (07) foram presenteados com um tablet (doados pelo Instituto TIM) e uma Aramat de pelúcia (mascote do Biênio da Matemática) e os demais premiados participaram de um sorteio. Mais de 150 brindes, dentre os quais, tablets (doados pelo Instituto TIM), dicionários Caldas Aulete (doados pela Lexikon Editora), jogos, artigos esportivos, livros e até mesmo a obra completa de Machado de Assis, foram sorteados em clima de muita descontração e entusiasmo.

 

 

Parabéns a todos os medalhistas de ouro da OBMEP 2016 e a cada um que contribuiu para que a Cerimônia Nacional de Premiação fosse um sucesso!

 




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label